/* * Template Name: Default Template * Template Post Type: post */

Em que consistem as violações de palavras-passe

169 views

Ocorrem violações de palavras-passe quando atacantes ou pessoas não autorizadas obtêm acesso às palavras-passe dos utilizadores sem a respetiva permissão. As violações de palavras-passe podem ocorrer de diversas formas, incluindo:

Ataques de phishing: os atacantes poderão utilizar ataques de phishing para convencer os utilizadores a revelarem as suas credenciais de início de sessão, incluindo os respetivos nomes de utilizador e palavras-passe. Com frequência, os ataques de phishing envolvem o envio de e-mails ou mensagens que parecem provir de fontes legítimas, solicitando que os utilizadores forneçam as suas credenciais de início de sessão.

Ataques “brute force”: os atacantes poderão utilizar software ou ferramentas automatizadas para adivinhar as palavras-passe, tentando de forma sistemática diversas combinações de carateres até encontrarem a correta.

Reutilização de palavras-passe: os utilizadores que reutilizem a mesma palavra-passe em diversas contas correm o risco de a encontrar numa violação de dados. Se uma palavra-passe for comprometida num site, os atacantes poderão voltar a usar a mesma palavra-passe para obter acesso a outras contas.

Ameaças internas: também poderão ocorrer violações de dados se entidades internas, tais como funcionários ou fornecedores, partilharem, de forma intencional ou acidental, palavras-passe ou credenciais de acesso.

Violações de dados: nalguns casos, os atacantes obtêm acesso a uma base de dados contendo palavras-passe dos utilizadores. Tal poderá ocorrer através de uma fraqueza ou vulnerabilidade do sistema ou em resultado de uma tentativa de ataque bem sucedida por parte dos hackers.

Se os atacantes obtiverem acesso às palavras-passe dos utilizadores, poderão utilizá-las para obter acesso não autorizado às suas contas, roubar informações pessoais ou envolver-se noutras atividades maliciosas.

Para minimizar o risco de violações de palavras-passe, é importante utilizar palavras-passe seguras e exclusivas para cada conta, ativar a autenticação de dois fatores, quando disponível, e monitorizar regularmente as contas para detetar acessos não autorizados ou atividades suspeitas.